segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vale o clique : Açougue Cultural T-Bone



Devido às venturas e desventuras do nosso cotidiano, ficamos alguns dias sem folhear pensamentos por aqui. Entretanto, já estávamos  em abstinência de divagar com vocês.

Sem mais delongas, a ideia do post de hoje nasceu de uma sugestão da Bianca ,blog Pensamento em mundo ,durante uma conversa com os meninos do Sobre o insólito. Pois bem, o Vale o Clique de hoje traz um pouco do trabalho do Luis Amorim, dono do Açougue T-Bone.

Se você não é de Brasília ,irá se perguntar: E o que este açougue tem de especial? Há 18 anos, Luis comprou seu açougue e sendo um entusiasta da arte literária resolveu instalar uma estante em sua loja.Inusitado,não? Sim,inclusive, no ínicio, tal inovação sofreu certa resistência.Entretanto, o proprietário persistiu e conseguiu ir além, transformando o T-Bone num "acougue cultural" que promove o incentivo à toda forma de arte.


Além das atividades comuns à loja , o projeto do estabelecimento que conquistou a todos é o Parada Cultural, uma biblioteca popular nos pontos de ônibus que permite que os leitores levem os livros e depois devolvam em qualquer um dos 35 pontos espalhados pela Asa Norte. Então, que tal ler enquanto espera o ônibus e ainda poder "viajar" durante o seu trajeto? Minha parceira de blog, Dayane , já pegou emprestado uma obra de Gustave Flaubert. Ótima escolha,né?

Hoje , com o apoio do GDF,o Açougue T-Bone faz parte do cardápio cultural da nossa cidade. Dentre as atividades socioculturais promovidas, destaco o "Encontro com escritores" e a "Noite cultural". O primeiro evento é um bate papo com diversos escritores , no qual já participaram Nicolas Berh, Ziraldo , Marina Colassanti,entre outros. O segundo é um projeto de artes integradas que ocorre duas vezes por ano desde 1998 , promovendo shows gratuitos com artistas locais e nacionais. A última edição contou com a participação do compositor Ivan Lins, que ao ar livre, embalou um coro de aproximadamente 10 mil pessoas.



Bem, o exemplo do nosso ativador cultural, despertou em mim a vontade de propor um desafio a vocês, caros leitores: Escolham um livro que está esquecido em sua estante e deixe em uma parada com um bilhete pedindo que a pessoa passe a diante assim que terminar a leitura. Eu sei que pode não ser nada , mas um livro pode ampliar e transformar nossa visão de mundo . Sendo assim, porque não tentar? O livro que irei passar adiante será "Perto do Coração Selvagem" da Clarice Lispector , pois tenho dois exemplares e esta narrativa me transformou de tal modo que deixei de ficar presa na iminência de uma realização existencial e passei a viver.Quem sabe alguém não seja despertado também?


Antes de deixá-los com os vídeos que mostram um pouco mais do acougue cultural, saibam que entre o céu esplendoroso e as famigeradas sessões do julgamento do mensalão,Brasília tem muito mais a oferecer do que se acredita.

Por  Islayne Cruz
Siga-nos no Twitter :  @FolheandoPensam





*Imagens retiradas do site da Biblioteca Nacional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...